12 ABR 2021
Paranapanema registrou casos de Dengue e alerta a população.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, Paranapanema registrou alguns casos de Dengue e está alertando a população, para redobrar a atenção.
Os casos registrados já estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica e os devidos cuidados de prevenção, também estão sendo feitos pelas equipes e agentes comunitários, nos locais onde foram detectados.
A Secretaria da Saúde, alerta a população para que tome todos os cuidados com as orientações que praticamente todo mundo já conhece, ou seja, ficar de olho na água parada.
Os cuidados são imprescindíveis para que um criadouro não se instale, o mosquito não se prolifere e uma nova onda de infecção venha pairar sobre a população, colocando mais uma vez o sistema de saúde em colapso.
O que não precisamos neste momento difícil que o Brasil, o Estado e principalmente Paranapanema vive com a Pandemia, é mais um foco de infecção de uma doença, que existe, é eminente e pode se alastrar com muita facilidade, se não tomar cuidado.
São inúmeras formas que existem de um criadouro se manifestar: uma tampinha de garrafa descartada na rua, em terreno baldio ou qualquer outro local, pode ser um criadouro para o mosquito da Dengue.

Qualquer tipo de vasilhame ou recipiente que acumule água com facilidade, deve ser descartado de forma correta ou armazenado em local que não junte água com facilidade.
Vasos ornamentais, não devem ter água no prato da base e sim areia umedecida. Caixas de papelão, descartáveis de plástico ou isopor, pneus velhos, latas e garrafas, devem estar em locais protegidos da chuva até seu descarte final correto.
Os terrenos baldios devem ser mantidos limpos, sendo a mesma orientação para quintais de pouco uso, que não deverão ter acúmulos de sujeiras, madeiras velhas, galhos, móveis velhos ou qualquer outro tipo de material que possa juntar água.
Outro alerta da Secretaria da Saúde, são para os sintomas que assim que a pessoa sentir, deve procurar ajuda de profissional e não fazer uma automedicação, que poderá complicar a saúde do paciente.
Lembre-se, a Dengue existe, os cuidados também, você pode optar em ser cuidadoso ou ter que ser cuidado por não tomar cuidado.