Você sabia? Uma pesquisa feita em âmbito nacional aponta que a maior taxa de transmissão do Covid-19 está sendo causada por pessoas já vacinadas. Isso porque quando o cidadão é imunizado contra a doença, ele praticamente relaxa nos cuidados e acaba levando o vírus para quem ainda não foi imunizado.
“A pessoa quando recebe a vacina está protegida contra o vírus, na proporção apontada pela pesquisa feita pela fabricante do imunizante. Porém, isso não impede que o cidadão faça o translado, ou seja, leve essa doença para outra pessoa próxima, da família ou até amigo”, disse o Secretário de Saúde, André Luiz Dário.
O Secretário ainda alertou que as pessoas quando são imunizadas devem continuar se cuidando e prevenindo, pois há casos onde mesmo após serem vacinados, pacientes contraíram a doença a acabaram indo a óbito. “Apesar de o imunizante reduzir as chances de infecção, ele não elimina essa possibilidade, conforme alertam as farmacêuticas responsáveis pela produção dos compostos químicos. Isso porque nenhum imunizante disponível no mundo atualmente tem eficácia de 100% contra a Covid-19, o que significa que algumas pessoas podem ser infectadas mesmo depois de tomar as duas doses. Além disso, há risco de transmitir o vírus para outros indivíduos.”, destacou.
Por isso a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Paranapanema segue firme no trabalho contra a proliferação do vírus com fiscalizações e orientações em todo o município, além da continuidade da vacinação. Fique atento em relação ao calendário de vacinação e se ainda não chegou a sua vez, continue com os cuidados redobrados; caso já tenha sido vacinado, pense no seu próximo e também continue se cuidado para evitar a propagação da doença.