Seguindo uma agenda ambiental, o professor e secretário municipal Carlos Hayashi coordenou através da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente várias atividades complementares em alusão a semana do meio ambiente.
No dia 7 de junho alunos da Escola Municipal José Gonçalves Mendes, juntamente com a Diretora Marlene Aparecida de Campos de Oliveira, Vice-Diretora Mariza Chagas Carlin, Coordenadora Andréia Silva Coutinho e as Professoras Catarina Galvão e Ivete Aparecida Gonçalves de Oliveira, acompanharam o Professor Carlos Roberto Souto Secretário Municipal de Educação no plantio de diversas mudas silvestres (Ipê, Canaphístola, Pau-Brasil, Espatódia, Sibipiruna, Castanheira) cedidas pelo Dr. Léo Zimback, Gestor da Estação Ecológica de Paranapanema do Instituto Florestal do Estado de São Paulo, num gesto significativo de recuperação de áreas verdes no canteiro da Av. Pedro Moraes Rosa, Vila Leme ao lado da Creche Idalina Rodrigues Cangueiro.
[caption id="attachment_8251" align="aligncenter" width="600"] Professor e Secretário do Meio Ambiente Carlos Hayashi, ladeado por alunos e o funcionário vicente.[/caption]
A Semana do Meio Ambiente foi instituída através da primeira Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano, realizada em Estocolmo (Suécia), no dia 5 de junho de 1972. Por esse motivo a data foi escolhida como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar a sociedade para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente, secretarias, departamentos e autarquias do município, pretendem divulgar a necessidade de uma mudança de atitude.
A importância de fazer a diferença, de agir no seu lar, no ambiente de trabalho, no seu lazer, na sua comunidade, enfim, de contribuir na melhoria da qualidade de vida de todos será ideia difundida, principalmente, pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
[caption id="attachment_8252" align="aligncenter" width="600"] Professora Catarina no plantio com os alunos.[/caption]
Segundo o Professor Hayashi, “a participação dos alunos é fundamental por serem eles, os grandes multiplicadores dos bons exemplos, agentes transformadores da sociedade, influenciando pais, parentes, amigos e toda sociedade na busca de melhores formas de controle e soluções para os problemas ambientais, assegurando assim a sobrevivência da espécie humana no planeta. O que se busca é o equilíbrio entre a necessidade de desenvolvimento socioeconômico com a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente, visando o desenvolvimento sustentável. Com a participação efetiva da comunidade, podemos assegurar uma cidade mais limpa, humana, justa, agradável e consequentemente, uma Paranapanema melhor”.