A Secretaria do Desenvolvimento Social e o CRAS buscam por meio do Projeto Ação Jovem somar esforços para incentivar jovens da Estância Turística de Paranapanema a concluírem o Ensino Médio, evitando o abandono dos estudos e ajuda-los a conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Periodicamente são realizados encontros, palestras e bate-papos visando o desenvolvimento de conceitos cognitivos e social.
No dia 11 de julho o CRAS realizou mais uma reunião socioeducativa com os beneficiários do programa, o encontro aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores. Na oportunidade a psicóloga e coordenadora do Ação Jovem no município, Thaíse Ribeiro, trabalhou o tema Violência na Escola. A fim de sensibilizá-los para a discussão do tema, a psicóloga utilizou vídeos retirados da internet que puderam ilustrar os desagradáveis intempéries ocorridos em salas de aulas, acontecimentos que só prejudicam o ambiente escolar e a vida em sociedade.
Atualmente o programa conta com 180 jovens inscritos, que cumprem a condicionalidades de frequentar a escola e as reuniões socioeducativas e recebem a transferência de uma renda mensal de R$ 80,00.