A Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema, através da Secretaria Municipal da Educação, anunciou importantes investimentos na rede municipal de ensino. Todas as unidades escolares serão ampliadas e modernizadas. Segundo o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Carlos Souto, a EMEIF José Libâneo de Oliveira será a primeira a receber as obras e a escola Daisy Aparecida Espolaor Trevisani, provavelmente, será a segunda unidade a ser restaurada.
“Mãos à obra”, este é o jargão predileto da Secretaria da Educação de Paranapanema. A infraestrutura das escolas municipais receberão adequações essenciais a uma boa qualidade de ensino, somente na escola Daisy Aparecida Espolaor Trevisani, do Distrito Campos de Holambra, o investimento chegará a R$ 2,1 milhões.
No projeto da “Daisy” está prevista a construção de mais 10 salas de aula, o que resolverá o problema de falta de salas na escola; hoje a Prefeitura precisa alugar 6 salas do Centro Assistencial Integrado (CEAI), pertencente a Cooperativa Holambra, para conseguir atender todos os alunos matriculados. Contando com amplo espaço frente ao prédio, a unidade escolar receberá a construção de um estacionamento, além disso, uma estrutura já construída no local projetada para abrigar a biblioteca, porém, não concluída, também será acabada e colocada em funcionamento.
Já na Escola José Libâneo de Oliveira, localizada na sede do município, serão construídas mais 4 salas de aula, consultório dentário e uma nova secretaria, um investimento de R$ 400 mil. Ambas as escolas receberão as alterações estruturais necessárias para atender alunos com necessidades especiais, tal como a construção de banheiros adequados a cadeirantes e rampas de acesso. Por se tratarem de unidades escolares de ensino infantil, playgrounds também estão no projeto.
Progressivamente, todas os prédios da rede municipal de educação de Paranapanema serão restaurados, incluídas nesse processo estão as localizadas nos bairros mais distantes do município, mesmo os que hoje se encontram desativados, tal como os da escola e creche do Bairro Serra Velha. Além das obras de infraestrutura, a Secretaria de Educação anunciou outros importantes benefícios, como transporte fluvial para alunos que precisam fazer a travessia da represa para ter acesso à escola, a aquisição de um barco com todas as especificações necessárias, proporcionarão uma travessia segura. Foi anunciada ainda a aquisição de pratos de vidro temperado e talheres mais adequados a uma boa higiene, kits de material escolar para alunos do 1º ao 9ª ano e grandes investimentos no transporte escolar.