Entre os dias 24 e 30 de agosto a Secretaria de Saúde da Estância Turística de Paranapanema realizou a Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação para crianças de zero até cinco anos. O sábado (24) foi o “Dia D” para as vacinações em todo o Brasil, todos os tipos de vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde fora aplicadas.
Esta é uma campanha de multivacinação pela qual os profissionais de saúde identificam quais as vacinas que estão em falta, ao analisarem as carteiras de vacinação e cada criança. O secretário de saúde Gerson Antônio da Silva comentou da importância de deixar a caderneta em dia. "Se é uma criança menor de um ano, por exemplo, ela tem determinadas vacinas que não podem atrasar, já que algumas vacinas ele não vai poder tomar depois de um ano", ressaltou.
As vacinas servem para estimular o sistema imunológico. Ao serem aplicadas, elas introduzem vírus ou bactérias inativas no organismo e fazem com que o sistema imunológico reconheça agentes que causam doenças produzindo anticorpos que evitam as moléstias causadas por esses microrganismos.
A vacinação tem eficácia comprovada, prevenindo doenças e em alguns casos erradicando-as, como é o caso da poliomielite, que não existe no Brasil desde o início dos anos 90 devido às políticas de prevenção do Sistema Único de Saúde Durante a Campanha Nacional de Atualização da Carteira de Vacinação, serão oferecidas todas as vacinas do calendário infantil disponíveis pelos SUS.