O Centro de Referência de Assistência Social de Paranapanema presta serviços de sobrelevado valor à sociedade. Para a manutenção de programas de transferência de renda, entre outros, que visam sempre a inclusão social e o fortalecimento da família, o CRAS reúne periodicamente os cidadãos atendidos por seus projetos.
Com o objetivo de atender a demanda do Programa Renda Cidadã, um programa de transferência de renda que visa conceder o apoio financeiro temporário direto à família, visando a autossustentação e a melhoria na qualidade de vida, o CRAS tem realizado as reuniões socioeducativas mensalmente
com as beneficiárias. Nessas reuniões são abordados temas e interesses que permitam fortalecer o vinculo familiar e comunitário, possibilitando assim uma conscientização mais ampla sobre os aspectos que podem favorecer na qualidade de vida das mesmas e de suas famílias. O Programa Renda Cidadã, promove às mulheres de baixa renda a oportunidade de aprendizado no ramo da agricultura, exercendo múltiplas funções nas Hortas Comunitárias da prefeitura, possibilitando fonte de renda extra para essas famílias, que podem conquistar, além de mais estabilidade e autonomia financeira, o aumento da autoestima, valorização pessoal perante a sociedade e o bem estar social.
Os beneficiários do auxílio BPC (Benefício de Prestação Continuada) são acompanhados por meio de reuniões quinzenais, no prédio do CRAS. Nessas reuniões, são trabalhadas as questões sobre a convivência familiar e comunitária, a capacidade produtiva, autonomia, e ainda assuntos que são levantados pelos próprios participantes conforme o interesse dos mesmos.
O BPC é um benefício que assegura a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Em ambos os casos, devem comprovar não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. A renda mensal familiar
per capita
deve ser inferior a um quarto do salário mínimo vigente.
Durante o mês de setembro, o CRAS da Vila Leme, em parceria com a UBS de Paranapanema, representada pela profissional de saúde a Sra. Juliana Pierami, realizou um grande evento socioeducativo com os Beneficiários do Programa Ação Jovem. O evento aconteceu no Salão Paroquial, na sede do município, no qual foram trabalhados os temas sobre o Planejamento Familiar. Foi disponibilizado um tempo para que os jovens participassem com os seus questionamentos, visando à eliminação as duvidas e mitos sobre a sexualidade.
O Projeto Ação Jovem soma esforços para incentivar jovens da Estância Turística de Paranapanema a concluírem o Ensino Médio, evitando o abandono dos estudos e ajuda-los a conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Periodicamente são realizados encontros, palestras e bate-papos visando o desenvolvimento de conceitos cognitivos e social. Atualmente o programa conta com 180 jovens inscritos, que cumprem a condicionalidades de frequentar a escola e as reuniões socioeducativas e recebem a transferência de uma renda mensal de R$ 80,00.