[caption id="attachment_9494" align="alignleft" width="350"] Zé Luiz tem o desafio de ativar o esporte no município.[/caption]
Na primeira semana de trabalho, o novo Secretário Municipal de Esportes da Estância Turística de Paranapanema, José Luiz de Almeida, mais conhecido como Zé Luiz, falou sobre o desafio que é reativar as atividades do esporte no município. Segundo Zé Luiz, o esporte deve atingir toda e faixa etária, das crianças até terceira idade e, inclusivamente, pessoas com necessidades especiais.
Formado em educação física desde 1985, Zé Luiz trabalhou como treinador e coordenador esportivo no Clube Esportivo Holambra II, no inicio dos anos 90. Posteriormente, foi diretor do Clube Atlético Avareense. Atuou como diretor de esportes na Prefeitura de Itaí/SP, exercendo um trabalho reconhecidamente exemplar naquele município, bons frutos que o Secretário pretende repetir em Paranapanema.
Bancário por vinte anos e atual empresário, Zé Luiz nunca abandonou o esporte, foi jogador profissional de futebol, nos campos atuou na 3ª divisão paulista e, no futsal, disputou a série prata, equivalente a 2ª divisão.
O secretário demostrou entusiasmo ao falar sobre seus planos a frente do esporte paranapanemense, “estou acostumado com desafios”, disse ele. Com foco nas crianças, na terceira idade e desportistas com necessidades especiais, Zé Luiz enfatizou que pretende trabalhar o esporte para toda a sociedade e em qualquer idade.
“Me lembro que formamos uma equipe de handebol em Itai, composto somente com atletas especiais, poucos dias antes de uma competição, a equipe deu muito certo, foi um sucesso na cidade, realmente algo emocionante. A pessoa que está em perfeitas condições de saúde e vê um portador de necessidades especiais praticando uma atividade esportiva, é uma imagem de grande motivação para movimentar-se também” ponderou Zé Luiz.
“Quero trabalhar e incentivar toda a sociedade, toda pessoa tem condições de fazer uma atividade, caminhada ou corrida, mais forte ou mais rápida. Nós impomos certos limites que imaginamos, por exemplo, nos especiais, porém, eles são capazes de realizar muitas atividades com admirável destreza. A partir dai veremos quais atletas tem condições de competir, em Copas e Circuitos do Brasil em diversas modalidades. Pleitearemos para eles Bolsa Atleta, que hoje gira em torno de R$ 950 por atleta especial. Nos próximos dias entraremos em uma competição de futebol máster em Avaré/SP, até que acertemos a casa iremos participar de competições de baixo custo” completou o secretário de esportes.
Zé Luiz ainda ressaltou que o esporte em Paranapanema precisa de investimentos e oferecer melhor estrutura. “Algumas coisas aqui estão muito boas, como o Ginásio de Esportes, temos bons campos de futebol, porém, uma serie de fatores prejudicam o andamento da secretaria, principalmente a falta de funcionários, treinadores de esportes e professores de educações física no setor, mas, vou enfrentar o desafio e fazer o melhor. É preciso ter paciência, porém, sem deixar de persistir. Vamos estruturar os espaços do esporte no município para receber bem nossos alunos”, completou.