A Secretaria de Saúde da Estância Turística de Paranapanema comemora bons resultados obtidos, apesar da assoberbada situação financeira da Prefeitura. 2013 foi um ano de início turbulento no exercício do atual governo municipal, período no qual foi demasiadamente difícil encontrar empresas dispostas a fornecer materiais e firmar relações comerciais com a prefeitura, devido à desafortunada fama de inadimplente, herdada de administrações anteriores. Entretanto, a Saúde conquistou significativas melhoras e até mesmo cirurgias voltaram a ser realizadas no Hospital Municipal.
Segundo o secretário de saúde, Gerson Antônio da Silva, exames antes indisponíveis foram incorporados à rede municipal de saúde. Entre eles estão os exames de TSH (Tireoide), PSA (Próstata), Sorologia para HIV, Toxoplasmose, Hepatite A, Hepatite B e Strepto B. “São exames que até o ano passado tinham que ser pagos pelos pacientes e agora estão disponíveis de graça à população”, ressaltou Gerson.
O secretário destacou ainda a contratação de um cirurgião geral, o que possibilita a realização de cirurgias de pequeno e médio porte no Hospital Leonardus van Melis. Outros especialistas também foram contratados, nas áreas de Pediatria, Otorrinolaringologia, e Ginecologia e Obstetrícia. A contratação de clinicas para dar suporte nos atendimentos de ambulatório e urgência e emergência também figuram entre os benefícios alcançados, através delas são realizados exames de diagnósticos por imagem, como ressonância magnética, ultrassons e tomografias.
No mês de agosto, foram adquiridos dois veículos pra o transporte de pacientes. Uma Van de quinze lugares transporta pacientes para tratamentos contra o câncer, hemodiálise e todas as demais especialidades, oferecendo melhor acesso a entidades consideradas referência em atendimentos de saúde. Também uma Ambulância UTI, equipada em veículo do mesmo modelo, que oferece espaço e comodidade, e, futuramente, poderá receber outros equipamentos visando ainda mais segurança e suporte médico durante o transporte de pacientes. “Além dos veículos, muitos equipamentos foram adquiridos com recursos próprios e via convênios estaduais, aos poucos, iremos alcançar o nível de atendimento desejado por nós e, principalmente, pela população” falou o secretário de saúde.
Em termos de infraestrutura, certamente a Saúde em Paranapanema estará muito melhor e 2014, pois, além da Unidade Básica de Saúde do Distrito Campos de Holambra, que está em fase de acabamento, uma nova UBS será construída também em Paranapanema. A unidade atenderá os bairro CDHU, Vila São José e Vila Leme. A obra estima em R$ 408 mil está em fase de elaboração de projeto e em breve sairá do papel para tornar-se realidade na vida do paranapanemense.
Duas Academias de Saúde serão construídas no município, uma em Campos de Holambra, outra em Paranapanema. Irão disponibilizar ao cidadão programas de fisioterapia, entre outros recondicionamentos à saúde e jovens e idosos. “Este processo de contínua evolução na Saúde irá oferecer, nos dias vindouros, o que nosso povo merece: saúde de qualidade”, disse Antônio Nakagawa, prefeito de Paranapanema.