“A prevenção é o melhor remédio para combater qualquer tipo de doença, por isso que sempre estamos realizando campanhas preventivas e convocando toda população para participar”
Assim falou a secretária de saúde Maria Aparecida Leonel, a Zinha, ao dar o “ponta pé” inicial à campanha de prevenção da Aids e Sífilis, que será realizada no Centro de Saúde III em Paranapanema nos dias 27, 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro no horário das 7:00 às 11:00 hs. Já no dia 2 de dezembro num sábado, o atendimento será das 7:00 às 12:00 hs.
Em Campos de Holambra a campanha será feita no ESF do Distrito nos dias 30 de novembro das 7:00 às 16:00 hs., no dia 1 de dezembro das 13:00 às 16:00 hs., e no dia 2 de dezembro das 7:00 às 12:00 hs.
Tire suas dúvidas
A “aids” é causada pelo HIV, um virus que ataca as defesas do organismo e aumenta a chance de aparecimento de doenças oportunistas, lembrando que a “aids” não tem cura mas tem tratamento.
A pessoa que tem HIV deverá tomar medicamentos contra a “AIDS” por toda vida, seguir o tratamento corretamente para reduzir a quantidade de vírus no corpo, e assim, diminuir a possibilidade da pessoa portadora, transmitir o vírus para outras, lembrando que o tratamento é gratuito e melhora a qualidade de vida dos portadores.
Fazer o teste e saber o resultado, é um passo decisivo para sua saúde, sendo que saber que não tem o vírus é mais um motivo para continuar cuidando da sua saúde, mas caso seja confirmada a doença, você será encaminhado para tratamento, frisando que quanto mais cedo descobrir a doença, maior a possibilidade de sucesso no tratamento.
Já a “sífilis” é uma doença causada por uma bactéria transmitida principalmente nas relações sexuais sem o uso de preservativos, pode ainda ser transmitida da mãe para o filho durante a gravidez.
Fazer o teste da “sífilis” é importante porque a pessoa pode ser portadora por muito tempo e não saber e nem sentir sintomas, porém o mais importante é que a doença tem tratamento e cura. Lembramos que existe a necessidade de se fazer o teste em casos de que a pessoa tenha feito sexo oral, vaginal ou anal sem preservativo ou em caso de o preservativo ter se rompido durante o ato sexual. Outros casos são: se a pessoa tem, teve ou acha que teve alguma doença sexualmente transmissível e em caso de estar grávida ou pretender engravidar.
É interessante fazer o teste de HIv e Sífilis em diversos casos: se a pessoa tem uma vida sexual ativa, tem vários parceiros sexuais e tem dificuldade em usar o preservativo nas relações, se é homossexual, com vida sexualmente ativa e sem uso de preservativos em todas as relações, se por alguma razão não consegue usar o preservativo ou ainda em casos de uso de álcool ou drogas, quando vai manter relação deixa de usar o preservativo.
Lembre-se, fazer o teste de HIV e Sífilis, não é vergonhoso, é indolor, o resultado é único e exclusivo para você e ainda vai preservar sua saúde.