Uma das grandes preocupações com o descarte do lixo eletrônico é que na maioria das vezes feito de forma incorreta, prejudica consideravelmente o meio ambiente, contaminando o solo, consecutivamente o lençol freático e até mesmo o ar que respiramos.
Pensando assim, a secretária do verde e meio ambiente Daniella Marques vai promover uma campanha para coleta de equipamentos velhos, inutilizados que possam estar em algum lugar ai na sua casa ou comércio.
Para que a campanha tenha êxito, um cronograma foi criado pela secretaria que vai disponibilizar nos locais, uma tenda com funcionários onde estarão no período estipulado para cada lugar, recebendo os equipamentos para descarta-los de maneira correta.
A campanha terá início dia 27 de novembro na praça da Matriz em Paranapanema no horário das 8:00 às 16:00 hs, quando os moradores do centro da cidade deverão levar os equipamentos eletrônicos que não mais utilizarem.
No dia 28 de novembro será na praça Ademir Negrão na Vila Leme das 8:00 às 16:30 hs, já no dia 29 de novembro a equipe do meio ambiente estará na Vila São José e CDHU, também das 8:00 às 16:30 hs.
A Vila Aparecida e o Posto Graal, mais conhecido como Tibiriça, a coleta será no dia 30 de novembro das 8:00 às 16:30 hs.
Dia 1 de dezembro, no bairro da Ponte os funcionários estarão recolhendo os equipamentos das 8:00 às 11:30 hs e no mesmo dia, no período da tarde estarão no bairro Serra Velha das 13:00 hs às 16:30 hs.
Em Campos de Holambra a campanha terá início no dia 2 de dezembro na praça das Nações Unidas das 8:00 às 16:30 hs, já no dia 4 de dezembro será a vez do bairro CDHU de Holambra das 8:00 às 16:30 hs.
Dia 5 de dezembro o bairro do Sapé
em Holambra e no dia 6 de dezembro encerrando o ciclo da campanha no bairro da Serrinha, sendo que ambos bairros o horário será o mesmo, ou seja das 8:00 às 16:30 hs.
Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos, e com o elevado uso destes equipamentos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
Geralmente o descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna ultrapassado, daí o problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente.
Pelo fato destes equipamentos possuírem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.
Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou mesmo na rua.
Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro, sendo que estes materiais demoram muito tempo para se decompor.
Lembramos que além dos equipamentos eletrônicos como computadores, impressoras, rádios, televisores, telefones convencionais ou celulares, brinquedos eletrônicos, e outros similares, podem ser descartados nos pontos de coleta pilhas, baterias, carregadores, fontes, placas, cabos de energia e etc, ressaltando que apenas as lâmpadas fluorescentes ou de Led não serão coletadas.
Serão aceitos ainda nos dias de coleta os produtos da popular linha branca, como maquinas ou tanquinhos de lavar roupas, geladeiras, fogões, fornos elétricos ou de microondas, liquidificadores, batedeiras, ferro elétrico e outros similares.
“Pedimos a toda população para atender nosso pedido, que nos dias e locais descritos nesta matéria levem os equipamentos que estão sem uso em sua residência para que possamos descarta-los corretamente, evitando contaminação e proliferação de doenças causadas por estes materiais". Concluiu o prefeito Antonio Nakagawa.